
A Psicanálise vê que os problemas psicológicos são oriundos da mente inconsciente. Se você teve uma sensação ruim ao ler “problemas psicológicos” saiba que não há nada de incomum nisso pois todos nós possuímos questões que nos perturbam ou incomodam. Uma vez que levado ao psicanalista, estas questões nos trazem a oportunidade de nos aperfeiçoarmos como humano.
O profissional possui técnicas de análise terapêutica para trazer à tona a raiz do “problema” com intenção de fazer o paciente entender e reinterpretar e claro isso tudo para um melhor funcionamento mental e emocional. Para simplificar: o terapeuta auxilia no processo de acesso à a raiz do problema para que o sintoma (possível depressão, mal estar, ansiedade, baixa autoestima) não agrave e, em seu tempo, se cure.
O material inconsciente (pensamentos, sentimentos, traumas, dores, memórias, entre outros…) pode assombrar o paciente de diversas maneiras e graus. O psicanalista pega exatamente esse material inconsciente e traz para o consciente onde o paciente pode lidar e trabalhar para que não seja mais assombrado. É o processo de fazer o inconsciente consciente.

O objetivo do trabalho psicanalítico é tornar o paciente mais consciente das partes que ele é composto. Insights e auto-análises são consequência do trabalho terapêutico, tornando a vida do paciente mais autônoma e equilibrada.
Dentro das linhas de psicanálise existe a Psicanálise Freudiana, Psicanálise Junguiana, Psicanálise Lacaniana e a Psicanálise Interativa (que une todas as anteriores).
O Club de Terapeutas está aqui para lhe indicar o profissional ideal para você. Inicie hoje a sua busca.
Entre em contato com o Club de Terapeutas pelo telefone/WhatsApp: 11 98398-1775.